Histórias Mural "Memorias de Boa Esperança" - Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Benedito Seviero

MURAL MEMORIAS DE BOA ESPERANÇA

BENEDITO SEVIERO

Benedito Onofre Seviero, nasceu no dia 20 de outubro de 1931 na cidade de Trabiju – SP e faleceu aos 84 anos vítima de infarto no dia 20 de janeiro de 2016 na cidade de Santo André - SP. Seviero foi um compositor brasileiro, um dos mais importantes nomes da música sertaneja.

Seviero começou a escrever as músicas aos 18 anos de idade, sendo que sua primeira composição, Santa Cruz da Serra, é de 1949, que foi gravada em 1952. A música lembra as Santas Missões realizadas em 1949, quando foi erguido o cruzeiro em Trabiju, que na época era distrito de Boa Esperança do Sul, e que tornou-se município em 1997.

A icônica “Boate Azul” foi escrita em novembro de 1963, mas devido o regime militar que veio logo em seguida, a canção foi censurada e teve sua comercialização proibida, sendo liberada apenas na década de 80, no fim da Ditadura.

O compositor possui mais de duas mil canções gravadas por diversos artistas. Além de Boate Azul, Benedito Seviero emplacou outros grandes sucessos como “Espuma da Cerveja”, “Último Adeus” e “Som de Cristal”.

Ao longo da sua carreira ultrapassou duas mil músicas gravadas e regravadas, com mais de trezentos intérpretes como Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Bruno e Marrone, Mato Grosso & Mathias, César Menotti e Fabiano, João Mineiro e Marciano, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus, Victor e Leo, Luan Santana, Michel Teló e Cachorrão do Brega entre outros.

Foi cantor e teve dupla sertaneja, uma delas, do início dos anos 80, chamava "Evereste e Coliseu".